quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lista de 10 músicas para se ouvir na chuva


Quem mora no cerrado, sabe. Depois de quatro meses de seca,baixa umidade, nariz sangrando, dor de cabeça e náuseas, chove em Brasília. E bastante. E não demorou muito pra galera que reclamava da falta passar a reclamar do excesso de chuva.
Sinceramente não me importo, e por mim ficava assim até Março. No trânsito lamaçento e parado, enquanto as pessoas praguejam o toró de água, eu escuto essa trilha sonora que é quase o edredom e a caneca de chocolate quente que me esperam em casa:


1- “Que maravilha” João Bosco, na versão Vinicius, Toquinho e Maria Creuza. Não me mate, eu sei. Mas assim, alguma coisa sobre o ritmo dessa música, logo no começinho, que parece o próprio começo de chuva. Fora a alusão de um casal vestido de branco na chuva se abraçando e girando, no maior estilo comercial-de-perfume-caro.

2- “Three wishes” The pierces. Uma das musicas mais melódicas/ melancólicas dessa dupla de irmãs cantoras super talentosas ( a propósito, “Secret”, delas, é a música de abertura de Pretty Little Liars”) é perfeita para ouvir no carro, na tempestade apertada quando ninguém pode te ver, ou com a cara colada na janela, deixando lágrima/pingos se confundirem. Se você pudesse ter três desejos, um você guardaria para um dia de chuva, se o seu amante levar o amor embora...

3- “Santa Chuva” Maria Rita.. Composta pelo queridinho indie ex-los hermanos MarceloCamelo, essa música ganha suavidade na voz de Maria Rita.”Meu coração vai se entregar à tempestade...”


4- “Under the weather” KT Tunstall. Aqui a figura da chuva é uma metáfora, e a expressão normalmente é usada para descrever alguém deprimido. Mas ela é tão gostosa de ouvir, e eu adoro a idéia de “simply irrational weather/can't even hear myself think...” Aqueles momentos em que nem dá pra conversar dentro do carro porque a chuva ta tão forte que não se escuta nada, nem os pensamentos.


5- “Summer of  78” Yann Tiersen. Mais uma instrumental perfeita dele, responsável pela trilha do meu filme preferido Amelie Poulain, “Summer of 78” é da trilha sonora do “Adeus, Lênin!” e tem som de chuva.
 

6- “ Glory Box” Portishead. Essa música anda sendo bastante usada em filmes e seriados, mas pra mim a idéia geral dela é; chuva lá fora, você no bar, por que não tomar mais uma dose, não é mesmo? “Give me a reason...”


7-“Samskeyti” Sigur Rós. Eu baixei essa música por acaso, quando estava procurando “Samson” da Regina Spektor. Mas foi uma ótima surpresa, fiquei conhecendo as músicas dessa banda islandesa. Outra instrumental, com quase seis minutos, é praticamente hipnótica.


8- “I’m only happy when it rains” Garbage. Com título auto-explicativo, serve pra quem tá a pé na chuva, com o capuz e ipod e correndo.


9- “Her morning elegance” Oren Lavie. Essa música ficou famosa por conta do vídeo stop-motion no youtube, e é a historinha dessa mulher que toca violão- cello, sai de casa com seu casaco, o som da água a faz sonhar e ela observa a chuva cair da janela do trem. Elegância na chuva.

 
10- “More than rain” Tom Waits.  Pra terminar, a voz indefectível de Tom Waits dizendo que é mais do que chuva que cai hoje, é mais do que trovões, é mais do que adeus que tenho que dizer...


Fiz uma playlist online com as músicas, aqui!

2 comentários:

Ludmyla xD disse...

Eu tenho mais uma sugestão: Banana Pancakes, Jack Johnson.
Saudades do seu bloguenho

Isabella disse...

Quero mais é muita chuva e a playlist no meu celular. E o edredom, e a caneca (bom, Nescau serve)... Me dá um fone de presente?